A MENINA DOS NOSSOS OLHOS

Foi no século XIX que a Chamusca possuía uma afamada doceira de trouxas-de-ovos, o seu nome era Ana Cuca. Ao longos dos anos a receita deste afamado doce foi transmitida às pessoas da família de Ana.
Também Elisa Simões é outra eximia doceira chamusquense que aprendeu com a sogra, Rosa Ambrósio, e que levou a doçaria da Chamusca a ultrapassar fronteiras. Hoje devido à idade Elisa Simões vê a sua arte ter continuação na nora Graça Simões.
Leve ao seu paladar este doce que tem sido a menina dos olhos dos Chamusquenses.

INGREDIENTES

12+3 gema | 1 Kg de açúcar | 0.5 l de água (ponto de espadana) | 1 cálice de licor

PREPARAÇÃO

Leve o açúcar a ponto de fio brando (ponto espadana), adicione o licor e as 12 gemas previamente batidas e passadas pelo passador de rede (tenha o cuidado de não deixar ganhar muita espuma no ponto, por isso deite de vez em quando umas gotas de água fria). Deixe-as ficar na calda até que fiquem bem passadas dos 2 lados e deixe escorrer. Para o recheio, na mesma calda, coza as outras 3 gemas, mexendo até fazer ponto de estrada. Enrole de maneira que fiquem em forma de trouxas, disponha-as numa travessa e regue-as com a calda de açúcar que sobrou (A última cauda deixa-se queimar levemente e com uma colher, muito depressa, faça a teia a seu gosto).