Descrição
Majestosa Igreja de São Brás na Chamusca
A imponente Igreja de São Brás, um dos tesouros mais emblemáticos da Chamusca é também conhecida como Igreja Matriz. Situada no coração desta pitoresca Vila, este templo religioso é um verdadeiro testemunho da história, fé e arte sacra que atravessou séculos.
Mandada construir no século XVI por D. João da Silva, segundo donatário de Chamusca e Ulme, da construção original subsiste o portal da fachada principal, em estilo Manuelino e encimado pelo brasão dos Silvas, bem como um portal lateral, também Manuelino, o seu valor histórico e arquitetónico permanece inestimável.
O interior, de uma só nave, exibe uma notável riqueza artística. O altar-mor e os dois altares colaterais apresentam magnífica talha dourada do século XVIII e belos azulejos do século XVII, que envolvem os visitantes numa atmosfera de devoção e serenidade.
Entre os tesouros que adornam esta igreja, destaca-se as imagens de São Brás, São Sebastião e do Senhor Morto. Além disso, no pavimento da capela-mor, repousa a lápide onde jazem D. João da Silva e D. Joana Henriques, sua esposa, um testemunho perpétuo do legado desta nobre família.
A Igreja de São Brás é uma joia no Coração do Ribatejo. Este é um lugar onde o passado e o presente se encontram, proporcionando uma experiência inesquecível para todos os que o visitam. Esperamos por si!
Contacto
249 760 650 (Chamada para a rede fixa nacional)