Descrição
Festa profundamente rural, ligada ao aloirar das searas e à multiplicação das flores, que anunciam pão e vida, simbolizadas no raminho da espiga, a Ascensão é também a comemoração da subida de Cristo ao Céu, fechando um ciclo de quarenta dias que se abriu pela Páscoa. Céu e Terra, Fé e Festa, tudo aqui se conjuga, numa semana de Maio, em que o Concelho se olha e se mostra, assumindo a sua alma agrária e o seu jeito de viver, neste imenso espaço que tem, de campina e de charneca, entre o Tejo e o Alentejo.
O expoente máximo da Semana da Ascensão é a tradicional Entrada de Toiros na Quinta-Feira de Espiga, dia 18 de maio, feriado municipal, estes percorrem a artéria principal da vila desde a antiga Cooperativa da Chamusca até à centenária praça de toiros.
Neste dia, festejam-se também os dons da terra, com a Tradicional Apanha da Espiga, nos campos da região.
Durante a maior semana do concelho da Chamusca, não vão faltar mostras gastronómicas, de artesanato e de produtos regionais, tasquinhas, fado, festa brava, desporto, cultura e especialmente tradição.
Este ano foram mais uma vez convidados artistas de renome para enaltecer esta grande festa da Chamusca.
Recorde-se quem em 2022, a vila da Chamusca recebeu ao longo da Semana da Ascensão mais de 100 mil visitantes, que vieram das mais diversas regiões do país para conhecer as raízes, a cultura e a tradição da vila.