ROTEIRO

DOWNLOAD

TEMPO

30MIN

PERCURSO

20KM

FICHEIRO GPX

DOWNLOAD

PELAS MARGENS DO RIO TEJO

Tendo como imagem de fundo o rio Tejo e a Lezíria, propomos-lhe um interessante passeio a realizar de carro e onde, pelo meio poderá fazer uma viagem de barco, pelo rio Tejo, até ao Castelo de Almourol.

Comece por admirar a Ponte da Chamusca, monumento em ferro que, com a sua inauguração, trouxe à região desenvolvimento, sendo considerada para o concelho como uma das obras mais relevantes do século XX.

Seguindo para norte, pela E.N. 118, antes de entrar na localidade sugerimos uma visita à Borda d’Água onde poderá usufruir a magnitude do Rio Tejo em plena lezíria Ribatejana.

Retomando a E.N.118, no sentido norte, chega à freguesia da Carregueira. Famosa pelos seus laranjais é aqui que se encontram as laranjas mais sumarentas, saborosas e perfumadas que conhecemos.  No centro da localidade, seguindo as placas, no sentido nascente, irá até ao Espaço de Lazer “Mãe d’Água”. Este é um conjunto de sistemas de aproveitamento de água, composto por uma nascente, açude ou tanque de horas.

Pelo mesmo percurso voltará à E.N. e retomando o sentido norte chega ao Arripiado. Nesta aldeia, edificada em declive que desce até ao Tejo, estacione o veículo e desfrute de um belo passeio até à beira rio.
Comece por admirar a Igreja de S. Marcos, belíssimo edifício dos anos 60 do século XX.

Calcorreando ruas estreitas e escadinhas chega à zona ribeirinha. Este é um espaço em calçada portuguesa, decorado com esculturas de José Coelho e que dá lugar a um cais fluvial a partir do qual uma barca de passagem liga o Arripiado à Vila de Tancos. Retomando o percurso em automóvel regresse à E.N. 118 e continuando no sentido norte, encontra a indicação de “Miradouro do Almourol”, do qual poderá fruir a beleza paisagística das margens do rio Tejo e do encantamento do Castelo de Almourol.

Termine o percurso na Estação da Biodiversidade da Ribeira da Foz e deixe-se encantar pela riqueza da fauna e flora. 

MAPA